O que é terapia de família e de casais?


O que é terapia de família e como funciona? 

A terapia de família é um método de tratamento das relações familiares. É um tipo de terapia que ajuda as pessoas a compreender e melhorar a forma de cada membro da família interagir uns com os outros e resolver os conflitos existentes. Envolve a família toda ou vários membros, todos juntos com o terapeuta, mas também pode haver sessões individuais com um ou outro membro. A terapia de família pode ajudar as pessoas a se comunicar melhor e aprender a se relacionar de uma forma mais saudável, respeitando sempre os valores morais e religiosos de cada família. Cada família tem seus pontos fortes e fracos, e usa de forma adequada seu potencial quando precisa enfrentar uma crise. Mas mesmo as melhores famílias podem sentir a necessidade de uma ajuda especializada, que a ajude a ir além dos seus recursos usuais.


O terapeuta familiar tenta descobrir quem é culpado pelo problema? 

Não, de forma alguma. O terapeuta familiar não é um juiz e não está lá para julgar ninguém. Não procura um culpado para o que está acontecendo, mas ajuda a família a interagir de uma forma diferente que possa resolver o problema. A teoria Sistêmica, que é a base da terapia familiar, está embasada na idéia de que o todo é considerado mais que a soma de suas partes, e cada parte só pode ser entendida no contexto de um todo, ou seja, se houver alguma mudança em alguma parte, vai afetar e alterar todas as outras . Isso ocorre pois a família funciona como um sistema, um complexo de elementos colocados em interação. Por isso acreditamos que a maioria dos problemas aparece mais pela forma de nos relacionarmos, do que pela “culpa” de um membro somente.

 

Quando se deve procurar um terapeuta familiar?

A procura por esse tipo de terapia pode se dar por vários motivos. Geralmente a família vem quando apresenta um problema grave, como transtorno psíquico de um dos membros, abuso de álcool ou drogas, ou a iminência de uma separação, e situações de luto. Pode ser indicada quando um membro da família está com um problema e as relações familiares podem estar contribuindo para aumentar ou manter esse problema, ou quando a família precisa de apoio e orientação de como lidar com o distúrbio de um dos membros (caso da esquizofrenia, ou drogadição, por ex.) No entanto, a terapia familiar também é muito útil se a família está tendo dificuldades de relacionamento, ou passa por uma crise gerada por pequenos conflitos que se repetem no dia-a-dia e fazem sua qualidade de vida ficar ruim. E também para famílias que estão passando por alguma transformação, ou fases de ciclo de vida normais (filhos em fase de desenvolvimento, ou adolescentes, ninho vazio -quando os filhos saem de casa-, etc) e precisam de uma orientação de como passar por ela sem maiores dificuldades. A família pode aprender novas formas de se comunicar, de resolver problemas de forma mais eficaz, melhorar, fortalecer o papel dos pais como educadores, etc.


É um tratamento longo? 

A terapia de família é uma terapia breve. Normalmente o processo dura de 2 a 6 meses, mas alguns casos precisam de um tratamento mais prolongado. Tudo depende da situação específica de cada família.


E a terapia de casal, o que é e como funciona? 

Ela funciona como um acompanhamento do processo natural do casamento em qualquer de suas fases (todo casamento necessariamente passa por várias fases diferentes e vários conflitos), ou um espaço para que o casal possa identificar a fonte de seus conflitos, buscando ‘ferramentas’ para que ambos trabalhem juntos na melhoria da comunicação, do afeto, da sexualidade, de todo o relacionamento em si. O processo terapêutico é uma oportunidade aos cônjuges de verem a si mesmos, um ao outro e à sua relação de forma mais profunda.  A terapia de casal pode se iniciar mesmo antes do casamento. Estar atento às questões da origem de cada um é de grande ajuda no ajustamento do futuro casal.


Quem faz terapia de casal se separa ou fica junto?

A terapia de casal não une nem separa. O uso de técnicas e intervenções na terapia facilita e ajuda o casal a entender as origens e soluções de suas dificuldades. Então, será sempre o próprio casal quem tomará suas decisões, e com a terapia, essas deverão ser mais centradas, ocorrendo nos momentos mais propícios, de forma a propiciar a ambos um caminhar com maturidade e menos sofrimento.


Qualquer psicólogo pode fazer terapia de família e de casais? 

Não. O psicólogo precisa de uma especialização para poder trabalhar adequadamente, tanto com famílias quanto com casais. É muito importante sempre se informar sobre a formação de quem está oferecendo esse tipo de atendimento.

 

Mais informações: 

Associação brasileira de terapia familiar  www.abratef.com.br

Associação Matogrossense de terapia familiar e de casal  www.amatef.com.br


Fonte:

Associação Matogrossense de Terapia Familiar e de Casal  www.amatef.com.br

 

© 2014. Patrícia Jacob

Todos os direitos reservados.


Hospedagem e desenvolvimento